O homem que todos queremos ser?

 

 

O Superman surgiu no dia 18 de abril de 1938, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em meio a um monte de outros personagens heróicos na revista Action Comics N°1. O que então fez dele o grande sucesso que nos rodeia até hoje?
Em muitas definições, o que fica claro é que o Superman, além de ser um alienígena “super” poderoso, é a representação máxima do homem ideal. O repórter Clark Kent, sua identidade secreta inversa aos outros tipos de super-heróis, se mostra tão frágil como qualquer ser humano a quem ele defende dos males mais inimagináveis descritos em suas histórias.
Essa inversão de papéis nos faz aceitar que podemos ser exemplos benéficos para um ser que ideologicamente está acima de nossas capacidades. Aceitar que ele quer se apresentar como nós e que se sente bem quando se estabelece dentro da nossa sociedade é também uma enorme satisfação para o nosso ego.
Em sua concepção e com o passar dos anos, o Superman teve como base de vários autores o Além-homem de Friedrich Nietzsche, Jesus Cristo / Moisés do Cristianismo /Judaísmo e o homem comum. Também pode-se falar do seu verdadeiro nome, que em sua composição recebe o sufixo EL (Kal-EL) muito utilizado em nomes hebraicos.
Portanto, a sua representação desde o início nos mantem confortáveis ao sermos equiparados a um ser superior, representante de uma inteligência e força física descomunal que quer manter-se humano, que defende e idealiza para si todo o lado utópico do leitor.
O Superman é um personagem fictício que, como muitos outros, nos inspira a atingirmos o nosso melhor, que nos representa mesmo quando nós somos frágeis e errôneos. O leitor é, assim como ele, um ser digno de ser sociável, independente de suas diferenças; ele está acima de pré-julgamentos em relação a credos, raças, gêneros e sexualidades, algo que, de certa forma, nós também deveríamos almejar.
Você ainda não conhece as melhores histórias do Superman?
Venha bater um papo conosco no HQueijo Comics, teremos o maior prazer de dividir com você quais são as melhores histórias do Superman em nossa humilde opinião!
Siga a gente em nossas redes sociais!!!
Deixe seu comentário, até mais! Nos vemos no HQueijo Comics.

About The Author

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *